domingo, 22 de agosto de 2010

Nossa Senhora da Abadia

Devoção move montanhas

N Sra da Abadia

O Córrego “Água Suja”, que se desemboca no rio Bagagem, tornou-se célebre, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes. Seus primeiros habitantes sempre devotos de Nossa Senhora da Abadia, como seus antepassados, que com grandes dificuldades iam todos os anos à longínqua Ermida de Muquém, em Goiás, que hoje é Tocantins.

A devoção à Santa é importada de Portugal, situado em Braga do Mosteiro do Bouro, por isso, também é conhecida como Santa Maria de Bouro. Com o crescimento da população da cidade de Água Suja, aumentou também a dificuldade de se deslocarem para Muquém. Então, surge entre os habitantes, a idéia de se construir uma capela em honra a Nossa Senhora da Abadia.

No ano de 1.870 foi construída uma capela provisória e deu-se início também ao transporte de material para o futuro Santuário, providenciando logo a aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia que foi encomendada de Portugal e transportada do Rio à Barra do Piraí em lombos de animais, depois veio de trem e carro de boi, trazida pelo viajante português Custódio da Costa Guimarães.

Em 1.874 a festa já pôde ser celebrada na nova igreja, ainda em fase de construção. A cidadezinha antes conhecida como Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, subordinada ao município de Monte Carmelo, em 1.938 foi nomeada como Romaria, já em 1.962 desmembra-se de Monte Carmelo.

Em pleno século XXI uma manifestação chama a atenção de todos. Em meados do mês de Agosto há a festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia, no município de Romaria/MG, onde várias pessoas agradecem ou pedem, e pagam suas promessas, algumas de maneira bem inusitada.


Há anos, famílias da região de Santa Rosa dos Dourados, município de Coromandel/MG vão à Romaria de carro de boi. Levam em torno de três dias, dormem em barracas, atravessam com os carros em rios, pontes, rodovias; fazem comida em fogão de lenha, improvisado.



Carros-de-boi à caminho de Romaria

Em 2008, eram cinco carros e mais de cinqüenta pessoas. Os três dias são bem cansativos, ocorrem pausas apenas para almoçar, jantar e descansar, no merecido sono.Porém, o cansaço é muito bem recompensado ao chegar à cidade que tem 140 anos de história. Ao chegar aos pés de Nossa Senhora da Abadia qualquer cansaço ou dor desaparece. A imagem da Santa tranqüiliza e acalma.



 
No dia 15 de Agosto, é o principal dia da festa em louvor à Santa, ocorrem missas de hora em hora, cantos em louvor, procissão, coroação e queima de fogos. Várias cidades da região já organizaram a festa. Muitos romeiros aparecem nesse dia, tanto para pagar promessas quanto para agradecer graças alcançadas.
 
Romaria que tem uma população estimada em 3.566 habitantes pode chegar a mais de 80.000 devotos no dia da festa em louvor. Muitos deles vêm para pagar promessas e agradecer as graças alcançadas devido à intercessão da Mãe de Deus. Romaria é uma cidade acolhedora que com a benção de Nossa Senhora da Abadia traz a tranqüilidade e a calma, um estado de espírito elevado.

Santuário em Romaria

Nenhum comentário: