sábado, 28 de agosto de 2010

Filme "Intrigas de Estado"



O filme Intrigas de Estado intitulado originalmente – State of Play, traz uma história rodeada de suspense, tramas policiais, drama e investigação. O filme é uma adaptação para o cinema de uma série da emissora de televisão – BBC.

O congressista americano Stephen Collins (Ben Affleck – de “Demolidor – O Homem Sem Medo”) é o futuro de seu partido. Ele estava tendo um caso com sua assistente, que morre tragicamente em um acidente. O que faz com que seu caso amoroso seja descoberto.

Cal McAffrey (Russell Crowe – de “Gladiador”) ex-chefe de campanha política agora é jornalista. Sua única preocupação é com a verdade. Ele é um repórter veterano que precisa investigar a história do acidente.

Cal e sua companheira, uma novata e inexperiente jornalista, Della Frye (Rachel McAdams – de “O Diário de Uma Paixão”), terão que investigar o caso da amante do congressista e se deparam com situações inesperadas. Cal descobre então, que seu amigo Stephen está envolvido no assassinato de sua amante. E essa descoberta coloca em risco a relação dos dois.

O filme questiona o tempo todo sobre os jornalistas. Como podemos proceder? Fazer notícias rápidas e sensacionalistas ou matérias importantes e mais detalhadas?

Até que ponto a amizade ou os relacionamentos que temos – sejam eles amorosos, sejam profissionais – podem de certa forma interferir em nosso trabalho e em como podemos conduzir a matéria. Cal agiu com ética e profissionalismo e não deixou que seu amigo saísse impune desse crime. Mas com certeza, agrediu a ele mesmo, deixando o magoado, por se tratar de um amigo.

Outra questão que podemos tirar como exemplo do filme, é a investigação. Devemos nos arriscar para produzir uma grande matéria? Até que ponto isso é válido? Nos momentos finais do filme, Cal se depara com um homem fardado que lhe aponta uma arma. Nesse momento, chega a polícia e atira no suspeito.

Um grande exemplo de jornalismo investigativo que não acabou bem, foi o caso do jornalista Tim Lopes – repórter da Rede Globo. Tim foi assassinado quando estava realizando uma investigação sobre tráfico de drogas e exploração sexual no Complexo do Alemão/RJ.

O filme “Intrigas de Estado”, trás a todos nós jornalistas o respeito às pessoas, a ética profissional, o cuidado que devemos ter na realização de uma investigação jornalística, e a imparcialidade, principalmente quando nos depararmos com casos como o do filme. E não esquecer do profissionalismo na condução da matéria.

Nenhum comentário: